Skip to content

Yoga e Seus Benefícios

07/08/2014

HATHA-YOGA

Florprepa

     Podemos definir o Hatha-Yoga como “um sistema de cultura humana total – física, moral e psíquica – vestíbulo do Yoga propriamente dito, do Yoga Real, ao qual conduz por declives insensíveis”. “Seu objetivo é o controle do corpo e das energias vitais com vista a eliminar o obstáculo físico às outras formas (espirituais) do Yoga. Visa assegurar um equilíbrio perfeito das funções orgânicas”. “Seu objetivo último e finalidade própria é preparar o homem para a aquisição da quietude de espírito necessária à realização do “Supremo”, ou consciência do Divino”. Embora, de fato, se interesse mais pelo corpo e as energias físicas, o Hatha-Yoga é uma forma de yoga completa. Como tal, quando é praticada na sua integridade, comporta muitos estágios de desenvolvimento.

     O praticante de Yoga vai cultivar prazeres profundos, serenos, refinados. O prazer de sentir-se forte e tranquilo; a sensação de ser bom.

     Uma das partes mais importantes é o controle da respiração.

     A respiração yogui traz consigo a chave da resistência, da mocidade, da memória, dando-nos força e alegria de viver. O cérebro fica quintuplicado de oxigênio novo, rico e puro. Os benefícios são numerosos e para especificá-los seria necessário muito espaço. Muitas enfermidades pulmonares originam-se na respiração defeituosa. A respiração bem comandada combate os microorganismos responsáveis por uma série de doenças.

     Uma respiração defeituosa tirará dos órgãos abdominais a massagem natural a que tem direito, dando origem a uma decadência total. O estômago flácido cai de sua posição normal, e consequentemente começa a comprimir os intestinos. Estes por sua vez, perdem os movimentos peristálticos, deixando de funcionar normalmente. Massas putrefatas, presas ao cólon, contribuem para com o processo de fermentação, levando esses elementos nocivos à corrente sanguínea. O corpo que é alimentado com esta matéria fecal, vai ficando cada vez mais intoxicado. Muitos são os sintomas: dores de cabeça, meteorismos, obesidade, afetando ainda a parte emocional, ocasionando depressão, angústia, nervosismo e insônia. Sem respiração, não há relaxamento, e as glândulas endócrinas, como as tireóides, para-tireóides, supra-renais e a pituitária, dentre outras, são grandemente prejudicadas.

     As posturas yóguicas nos trazem inúmeros benefícios, desde os primeiros dias de prática, juntamente com o controle moderado da respiração. Tem-se primeiramente a impressão de um relaxamento geral, de um bem-estar que se instala, de uma euforia que durará e, de fato, perdura. Se os nervos estiverem em tensão ou sobreexcitados, acalmam-se e desaparece a fadiga em pouco tempo. As posturas invertidas melhoram a dor de cabeça ou o esgotamento cerebral. A vela e o arado, por exemplo, curam constipação, a dispepsia, etc. Desaparecem as digestões dificultosas, pesadumes e nervosidades. Curativas e regeneradoras as posturas constituem excelente medicamento contra mau funcionamento do fígado, o enfraquecimento dos tecidos musculares e do sistema nervoso e a hipertensão arterial. Estimulam as atividades invisíveis do corpo, ao mesmo tempo que descansam profundamente o cérebro e toda a ramificação raquidiana. O pranaiama ativando a oxigenação, influencia a circulação e libera os vários focos da vida física e mental. “Acalma os espíritos” e seus benéficos efeitos são particularmente sentidos pelos emotivos de todo gênero. Não somente repercute o Hatha-Yoga favoravelmente no caráter, mas influi em todo o ser.

Que tal aprender mais sobre o Hatha-Yoga?

Adquira logo o nosso Curso de Yoga e comece a praticar no conforto de sua casa, na hora que quiser! O Curso é composto de 12 Períodos contendo 7 exercícios (posturas) cada. Preencha o formulário abaixo e tenha um desconto promocional de 25% além de receber mais informações:

Veja Também

Acupuntura Coreana de Mão Sem Agulhas

O Poder da Romã

Método Sexualidade Feminina

Pare de Fumar Para Sempre

From → Saúde

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: