Skip to content

Os Estragos Do Fumo

01/12/2012
Pare de Fumar

.              

OS ESTRAGOS DO FUMO

     Os males que o fumo pode causar em nosso organismo, são realmente inumeráveis.  Mais de 200.000 pessoas morrem por  ano no Brasil vítimas do tabagismo.  Sabemos que é difícil deixar o hábito de fumar, mas não é impossível! O produto da combustão do fumo contém não somente a nicotina, mas inúmeras outras substâncias nocivas , tóxicas , dentre as quais podemos destacar: Lutidina, picolina, piridina, ácido carbônico, óxido carbônico, sais amoniacais, gases hidrocarbonados, cianeto de amônio, formol, cianogênio, naftalina, acroleina, arsênico, ácido cianídrico, etc. Porém, a nicotina é a mais perigosa pela sua toxidez. A fumaça exalada do cigarro, pela sua temperatura e alta toxidez, penetra nas vias respiratórias causando inflamações das mucosas locais. O uso do cachimbo, provoca irritações locais predispondo ao câncer dos lábios.

    O hábito de fumar, sob quaisquer formas, gera inúmeras mortes prematuras e deficiências físicas provocadas por problemas de saúde, como: Hipertensão arterial, bronquite, acidente vascular encefálico, enfisema e câncer, dentre muitos outros. Nos pulmões, o fumo causa não só pequenas congestões, como até hemoptises, quando o fumante é uma pessoa tuberculosa. O câncer de pulmão é o que mata mais homens no Brasil e o segundo que mata as mulheres. As secreções bronquiais geram o catarro crônico da maioria dos fumantes e a bronquite tabágica. Através do sistema nervoso, principalmente do simpático e do parassimpático, o tabaco atua sobre a maioria dos órgãos, provocando diversos estragos. A sua ação no aparelho cardiovascular, se faz sentir, inicialmente, por pequenos distúrbios, como taquicardia, extra-sístoles, palpitações, arritmias; muitas vezes o fumo gera vasoconstrição, provocando elevação da pressão arterial e palidez. Muitos fumantes acordam à noite com dor acompanhada de sensação de peso, como se fosse esmagar-lhe o peito, sendo isto uma sintomatologia da angina do peito tabágica. O fumo diminuindo o calibre das veias dificulta a chegada de oxigênio e nutrientes essenciais para as células fazendo com que a pele envelheça precocemente 20 anos mais cedo!

    O tabaco causa danos também ao aparelho digestivo. O estômago sofre, primeiramente, vários estímulos, para depois sofrer atonia, gerando as digestões dificultosas, a anorexia, úlcera, gastrite e a obstipação intestinal. Além do pigarro na garganta, o fumo é o principal fator de câncer na garganta, que mata mais de 3.500 pessoas por ano no Brasil. Nos fumantes as úlceras demoram mais para cicatrizar e voltam com mais facilidade. Quem fuma tem chance duas a três vezes maiores de morrer por doenças cardiovasculares, como enfarto ou derrame cerebral. Sendo que, o enfarto é mais freqüente nas mulheres, principalmente naquelas que usam anticoncepcionais orais. No aparelho muscular, se nota em fumantes, tremores digitais e também da língua, sobressaltos musculares, tiques e cãibras. A nicotina agindo sobre o sangue, seus efeitos nocivos se propagam às glândulas endócrinas, aumentando a taxa de açúcar no sangue e elevando a pressão arterial, devido à descarga de adrenalina na circulação. As substâncias nocivas contidas no fumo, interferem também no aparelho genital, levando  à impotência sexual.

    O Dr. A. Pacheco e Silva, diz: “Indiscutível é a ação prejudicial do tabaco sobre os órgãos dos sentidos, sobretudo na esfera visual, traduzindo-se por ambliopia,  escotomas e, quiçá, até amaurose. Em conseqüência da intoxicação dos centros nervosos, sobremodo sensíveis à ação do fumo, consigna-se o aparecimento de cefaléias freqüentes de que muitos se queixam os fumantes, atribuindo-as em geral a outras causas. As insônias também fazem parte do cortejo sintomatológico apresentado pelos adeptos do tabaco. Não padece dúvida ser o fumo um veneno para a inteligência, como demonstraram exuberantemente Bertillon e Constan, recorrendo a alunos fumantes e não fumantes da Escola Politécnica de Paris”. O fumo também acelera o processo em casos de osteoporose, que se caracteriza por perda de minerais, enfraquecendo os ossos e deixando-os mais vulneráveis às fraturas.

    Por todos estes males (e muitos outros) causados pelo fumo, devemos procurar, o mais cedo possível, parar de fumar, para que possamos ter uma vida mais saudável. Só depende de nós! Não devemos esquecer da força poderosa que trazemos em nós mesmos! Fumando, estamos não só prejudicando a nós, mas também aqueles que estão perto da gente, sendo um fumante indireto. Precisa de uma ajuda? Clique Aqui!

Parara de Fumar

Você Também Poderá Gostar de:

VENÇA A EJACULAÇÃO PRECOCE

CEFALÉIA E ENXAQUECA

CONHEÇA O PODER DAS FRUTAS

Não deixe de se cadastrar grátis, para receber novas publicações! 

.

 

From → Especial

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: